quinta-feira, 7 de maio de 2009

TECNOLOGIA

Pesquisadores britânicos apresentaram nesta semana o protótipo do primeiro carro de Fórmula 3 feito com materiais renováveis e sustentáveis. Batizado de "WorldFirst" ("O Mundo em Primeiro Lugar), tem parte do chassis feito a partir de amido de batata, usa biocombustível produzido à base de restos de chocolate e óleo vegetal e um volante feito com cenouras e outros vegetais.

Além disso, o protótipo tem ainda outros itens com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes, como lubrificantes de óleos vegetais e um poderoso catalisador.

Segundo os pesquisadores, da Universidade de Warwick, o carro segue todas as especificações dos carros de Fórmula 3, com exceção do combustível, já que a categoria não permite hoje o uso de biocombustíveis.

O carro não perderá a velocidade, sendo capaz de atingir uma velocidade de 200 quilômetros na curva, segundo os responsáveis do projeto.

Objetivo: mostrar a viabilidade de usar tecnologias ambientalmente sustentáveis para os carros de corrida em um momento em que patrocinadores questionam o custo-benefício de seus investimentos no esporte.

O coordenador do projeto, James Meredith, declarou: "O WorldFirst descarta o mito de que a performance do carro é comprometida com o desenvolvimento de motores do futuro sustentáveis".
.

.

by DUDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário